SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número79Transformações no ensino superior brasileiro: análise das instituições privadas de ensino superior no compasso com as políticas de estado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

GURGEL, Carmesina Ribeiro; AGUIAR, Germaine Elshout de  y  SILVA, Nayana do Nascimento e. Avaliação como espaço de aprendizagem em softwares educativos. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2013, vol.21, n.79, pp.371-388. ISSN 0104-4036.

Considerando o uso das novas tecnologias nos tempos atuais, especificamente de programas que, tecnicamente, são chamados de softwares e sua importância no ambiente educacional, objetivou-se neste artigo, analisar as contribuições da avaliação como instrumento mediador da aprendizagem em softwares educativos, especificamente de línguas estrangeiras (Espanhol e Inglês), no sentido de verificar quais concepções de avaliação estão subjacentes às suas propostas de aprendizagem, assim como examinar em que grau a dimensão da interface do programa favorece a aprendizagem do usuário, no que diz respeito à facilidade de uso, ao conteúdo, aos graus de organização dos conteúdos e de interação entre o que foi ensinado e o que é solicitado nos exercícios, ao exame final de cada lição, à metodologia e aos critérios de avaliação da aprendizagem.

Palabras clave : Avaliação da Aprendizagem; Softwares Educativos; Funções Avaliativas; Ensino de Línguas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )