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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

CARVALHO, Maria Elizete Guimarães  e  ESTEVAO, Carlos Alberto Vilar. Pedagogia crítica e direitos humanos: ndamentos para uma proposta pedagógico-crítica em direitos humanos. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2013, vol.21, n.80, pp.405-432. ISSN 0104-4036.

Este artigo reflete sobre a necessidade de encontrar uma teoria pedagógica que ofereça sustentação à ação educativa em Direitos Humanos, apresentando uma proposta pedagógico-crítica alicerçada nos pressupostos da teoria e da pedagogia críticas, privilegiando a pedagogia freireana, numa perspectiva atualizada para os Direitos Humanos. Nesse sentido, o trabalho tem o propósito de discutir um fundamento teórico-crítico para a Educação em Direitos Humanos, buscando novas formas de investigação e de análise para sua compreensão, apropriando-se de conceitos críticos como conscientização, autonomia, diálogo e emancipação. Finalmente, considera que uma prática pedagógica crítica em Direitos Humanos contribui para a leitura do mundo do excluído, para sua inclusão na sociedade e para a compreensão de que é possível desconstruir relações e práticas sociais injustas.

Palavras-chave : Teoria Crítica; Pedagogia Freireana; Proposta Pedagógica em Direitos Humanos; Fundamentos Críticos.

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