SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número80Pedagogia crítica e direitos humanos: ndamentos para uma proposta pedagógico-crítica em direitos humanosEstudos curriculares: desafios teóricos e metodológicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

MORGADO, José Carlos. Democratizar a escola através do currículo: em busca de uma nova utopia. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2013, vol.21, n.80, pp.433-448. ISSN 0104-4036.

Partindo da ideia de que é muito difícil construir uma escola inclusiva no seio de uma sociedade de progresso e abundância, mas onde pululam desigualdades, se acentua a precarização da juventude e proliferam casos de exclusão, importa questionar até que ponto a escola, conjugando o melhor do passado com as mudanças do presente e os avanços do futuro, poderá contribuir para inverter esta situação. Tal ensejo obriga-nos a repensar a missão social da escola e a pugnar para que o currículo, que aí se desenvolve, se assuma como um espaço coletivo de compromissos, um estímulo à participação, uma oportunidade de reflexão e uma forma de desenvolver uma verdadeira educação moral, onde os valores se assumam como eixos estruturantes de uma sociedade mais justa, mais solidária e mais democrática. Os professores assumem, neste processo, responsabilidades acrescidas, já que das suas capacidades intelectuais e das virtudes do seu carácter depende, em muito, da excelência do ato pedagógico. É, pois, em torno destes pressupostos que pretendo, ao longo deste texto, interpelar a escola e o currículo em busca de uma nova utopia.

Palabras clave : Currículo; Troca de Práticas; Democratização da Escola.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )