SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número80Estudos curriculares: desafios teóricos e metodológicosEnsino fundamental: das competências para ensinar às competências para aprender índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

SILVA, Thalita Folmann da  e  PORTILHO, Evelise Maria Labatut. Os aspectos metodológicos da prática pedagógica no 1º ano do ensino fundamental. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2013, vol.21, n.80, pp.473-496. ISSN 0104-4036.

A partir de 2010, em todas as escolas brasileiras o Ensino Fundamental de nove anos foi efetivado. Com a ampliação do ensino percebeu-se a necessidade de analisar a percepção e a atuação dos professores de 1° ano em relação a ampliação do ensino fundamental de nove anos, em duas escolas do município de Curitiba/Paraná, com ênfase nos aspectos metodológicos e relacionais de sala de aula. Os participantes deste estudo foram quatro professoras, duas da rede privada e duas da rede pública. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com as professoras, Diários das Professoras, Diário da Pesquisadora e Protocolo de Observação. Dentre os autores que contribuíram para a análise dos dados, estão Zabalza (2004), Pozo (2002), Freire (1996), Arroyo (2004), Claxton (2005), Soares (2007), entre outros. Durante a investigação foi possível perceber a preocupação governamental em oferecer subsídios teóricos e metodológicos para a ação docente. Entretanto, verificou-se que há muitos desafios em relação ao 1º ano do Ensino Fundamental, especialmente no tocante a prática pedagógica no processo de alfabetização/letramento. Para que um ensino seja significativo no ambiente formal de aprendizagem que é a escola, a prática pedagógica precisa estar de acordo com as características e necessidades das crianças, bem como pautada em concepções que favoreçam o desenvolvimento e a aprendizagem infantil, e possam influenciar as experiências posteriores dos aprendizes.

Palavras-chave : Aprendizagem; 1° Ano do Ensino Fundamental; Ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )