SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número80Afinal, para que servem as condicionalidades em educação do Programa Bolsa Família?Currículo e gestão: propondo uma parceria índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

AGUIAR, Natália Morais Corrêa Borges de  e  LINS, Maria Judith Sucupira da Costa. Políticas de avaliação do ensino naval. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2013, vol.21, n.80, pp.533-546. ISSN 0104-4036.

O presente artigo trata de um estudo de caso referente à avaliação do ensino naval e analisa contribuições de uma experiência de avaliação institucional na Marinha do Brasil. São analisadas as contribuições da Metodologia de Avaliação do Sistema de Ensino Naval, numa perspectiva comparativa dos resultados alcançados em três anos de sua implementação no Centro de Instituição Almirante Sylvio de Camargo (CIASC). A pesquisa analisa a avaliação institucional e os conceitos de meta-avaliação e de “cultura de avaliação” e sua fundamentação teórica são estudos de Penna Firme e Letichevsky (2002), Dias Sobrinho (2000) e Ristoff (1996, 2000). A partir das análises feitas, concluímos que a qualidade do ensino naval tem melhorado com o alcance progressivo de pontuações mais elevadas e verificamos que reuniões para discussão dos assuntos referentes à avaliação tornaram-se mais frequentes na organização de ensino, nas quais foram estabelecidas metas para a melhoria contínua em busca da excelência. Esta pesquisa abre caminhos para a construção de novos modelos de avaliação institucional, adaptados às distintas realidades acadêmicas.

Palavras-chave : Meta-Avaliação; Ensino Naval; Ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )