SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número80Políticas de avaliação do ensino navalEnsino, formação profissional e a questão da mão de obra índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Currículo e gestão: propondo uma parceria. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2013, vol.21, n.80, pp.547-562. ISSN 0104-4036.

Muitas escolas têm deixado de ensinar aos alunos o que pode vir a ser necessário em um futuro incerto. Para oferecer os conhecimentos, habilidades e valores indispensáveis para viver no mundo de hoje, a escola deve ser repensada e renovada. A bem-sucedida experiência finlandesa em educação pode ser útil para nos incentivar a sonhar com uma escola de qualidade, a envidar esforços para construí-la, a lidar criticamente com as experiências estrangeiras, a respeitar e valorizar o professor e a criar um clima livre de ameaças nas escolas e nas salas de aula. Na negociação dessa qualidade, o currículo pode ser elemento central. Há que se discuti-lo, levando em conta, principalmente, a cultura em que se insere e o conhecimento escolar. Nesse processo, é essencial a cooperação na escola, com a promoção de diálogos entre escola e secretaria de educação e entre os diferentes profissionais que atuam na instituição escolar.

Palavras-chave : Escola; Currículo; Gestão; Cultura; Conhecimento Escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )