SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número81El reglamento escolar como eje de análisis de la convivencia en la escuela índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

MILICIC, Neva; ALCALAY, Lidia; BERGER, Christian  e  ALAMOS, Pilar. Aprendizaje socioemocional en estudiantes de quinto y sexto grado: presentación y evaluación de impacto del programa BASE. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2013, vol.21, n.81, pp.645-666. ISSN 0104-4036.

O trabalho apresenta o desenvolvimento e a avaliação de impacto de um programa para favorecer o bem-estar e a aprendizagem socioemocional em estudantes de quinta e sexta série de Ensino Fundamental: o programa BASE. Por meio de uma revisão teórica da aprendizagem socioemocional se fundamenta a ênfase do programa no desenvolvimento de vínculos interpessoais de qualidade e o desenvolvimento das competências necessárias, integrando fatores de desenvolvimento individual e do contexto que favorece o mencionado desenvolvimento, assim como a geração de comunidades sadias e nutritivas. Para avaliar o impacto do programa foi utilizado um desenho quase-experimental do tipo pre-post com grupo controle. Os resultados mostraram um impacto significativo positivo do programa na autoestima, integração social, e na percepção do clima escolar dos estudantes que participaram, quando comparados com o grupo controle. Foram discutidos os resultados do programa e suas possíveis implicações para o desenvolvimento de intervenções nesse campo.

Palavras-chave : Aprendizagem Socioemocional; Bem-Estar; Ensino Fundamental.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )