SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número81Aprendizaje socioemocional en estudiantes de quinto y sexto grado: presentación y evaluación de impacto del programa BASEEscola e polícia em três países: vinho novo em odres velhos ou a crise das instituições índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

OCHOA CERVANTES, Azucena  e  DIEZ-MARTINEZ, Evelyn. El reglamento escolar como eje de análisis de la convivencia en la escuela. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2013, vol.21, n.81, pp.667-684. ISSN 0104-4036.

Os regimentos escolares podem ser um instrumento formativo para educar na convivência. Partindo dessa ideia foi realizado um estudo exploratório através de um instrumento escrito aplicado a 1436 estudantes de 3ª a 6ª série do Primeiro Grau e 1275 de 1° a 3° ano do Segundo Grau, com questões sobre a existência ou não de regimento escolar, se o conheciam, quem o elaborou e para que servia tal regimento. Os resultados mostram o desconhecimento dos alunos sobre a elaboração e as funções de um regimento, assim como sua falta de participação no estabelecimento de certas normas e regras de convivência em suas próprias salas.

Palavras-chave : Regimento Escolar; Convivência Escolar; Conflitos Escolares.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )