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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

CARDOSO, João Casqueira; GOMES, Candido Alberto  e  SANTANA, Edna Ugolini. Escola e polícia em três países: vinho novo em odres velhos ou a crise das instituições. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2013, vol.21, n.81, pp.685-710. ISSN 0104-4036.

A amplitude internacional das violências nas escolas tem levado à presença cada vez maior dos policiais nos estabelecimentos de ensino. Este trabalho analisa as pontes entre escola e polícia no Brasil, Portugal e França, em tempos de crise institucional da chamada pós-modernidade. Neste cotejo verifica-se que tais relações correspondem ao quadro constitucional e administrativo de cada país, sendo as normas reinterpretadas na realidade social, afastando-se com frequência do tipo ideal burocrático. Nesta dinâmica, se verificam arriscados desvios e superposições de papéis de educadores e agentes. Diversos projetos têm buscado, com maior ou menor sucesso, superar a distância entre policiais e jovens, cujos papéis sociais e aparências os opõem sob a lente de estereótipos, em parte fundamentados em fatos. Propõem-se rumos para novas pesquisas.

Palavras-chave : Polícia; Segurança Escolar; Violência Escolar; Gestão Escolar; Preconceitos.

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