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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

EYNG, Ana Maria; GISI, Maria Lourdes; ENS, Romilda Teodora  e  PACIEVITCH, Thais. Diversidade e padronização nas políticas educacionais: configurações da convivência escolar. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2013, vol.21, n.81, pp.773-800. ISSN 0104-4036.

A análise, nesse artigo, propõe uma reflexão sobre as relações entre as políticas educacionais e a convivência escolar, trazendo para a discussão a triangulação entre dados empíricos, traços da legislação educacional recente e argumentos de autores contemporâneos. O estudo enfatiza as contradições entre diretrizes políticas de currículo e avaliação, pois enquanto para o currículo o princípio é a diversidade, a avaliação está marcada pelos traços da padronização. Nesse sentido, indagamos de que modo os princípios e práticas da diversidade e da padronização incidem na convivência no contexto escolar? Os resultados apresentam indícios de tensões, divergências e possíveis conflitos que pautam as percepções e ações de professores e estudantes no cotidiano escolar. É possível constatar que os professores ainda se pautam preponderantemente em concepções que dificultam a superação das práticas de hierarquização e subordinação nas relações pedagógicas que se manifestam na convivência escolar.

Palavras-chave : Políticas Educacionais; Currículo; Avaliação; Convivência Escolar.

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