SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número81Memória coletiva e insurgência contra o olvido: em favor da convivência na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

CHRISPINO, Alvaro  e  GONCALVES, Daniel Evangelho. Políticas públicas sistêmicas para a redução da violência: a visão de futuro e a resiliência. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2013, vol.21, n.81, pp.821-838. ISSN 0104-4036.

Um dos grandes problemas contemporâneos envolvendo a educação é a violência escolar. Presença exponencialmente constante na mídia acaba por chocar a sociedade devido à gravidade dos eventos e a quebra da confiança em um espaço antes visto como seguro e sagrado. Esta questão necessita ser tratada como Problema Público urgente. O presente artigo, partindo de episódios de violência escolar recentes, procura demonstrar a importância das medidas de prevenção da violência estruturadas em políticas públicas eficazes materializadas na visão de futuro e na resiliência. Defende a ideia de que o quadro de violência pode ser produzido pela falta de “gratificação de futuro”, que permitiria que crianças, jovens e adultos se motivassem a investir hoje, visando o que há de vir. O que ocorre é um sistema de “sorte e azar” onde pessoas com nível social, cultural e financeiro menos abastados, desprezam o futuro e têm seu presente mais dilatado por não anteverem uma meta a ser alcançada ou gratificações por seus esforços, deram, portanto, azar de nascerem num ambiente desfavorecido, e o que lhes acontece de positivo é devido ao acaso. A resiliência é a capacidade de retornar ao estado emocional anterior, após sofrer experiência de estresse, muito comum nos episódios de violência escolar. Com isso, infere-se que para intervir neste quadro de violência, deve a escola ser um espaço de proteção, aprendizagem e socialização, contribuindo para a resiliência do aluno, adaptando-o às mais diversas adversidades presentes em seu meio e criar para essas crianças e jovens geradores de violência, estímulos e condições para se tornarem atores influentes em seu próprio futuro.

Palavras-chave : Violência Escolar; Políticas Públicas; Visão de Futuro; Resiliência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )