SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número82Produtivismo acadêmico e decorrências às condições de vida/trabalho de pesquisadores brasileiros e europeusEvolución legislativa de la educación vial en España: nuevos retos para educadores e instituciones índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

SOARES, Tufi Machado; RIANI, Juliana de Lucena Ruas de; NOBREGA, Mariana Calife  y  SILVA, Neimar Fernandes da. Escola de tempo integral: resultados do projeto na proficiência dos alunos do ensino fundamental das escolas públicas da rede estadual de Minas Gerais. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2014, vol.22, n.82, pp.111-130. ISSN 0104-4036.

Neste trabalho avaliam-se os efeitos do Projeto Escola de Tempo Integral, desenvolvido pelo Governo do Estado de Minas Gerais desde o ano de 2007 nas escolas estaduais mineiras, nos resultados das avaliações em larga escala de Língua Portuguesa e Matemática. Nesse sentido, o projeto tem apresentado resultados positivos ao promover as proficiências dos alunos com defasagens de aprendizagem. O estudo observacional foi baseado nos resultados dos alunos de cerca de 1900 escolas que aderiram ao projeto entre 2006 e 2009, utilizando técnicas baseadas em escore de propensão e modelos multiníveis de regressão.

Palabras clave : Educação Básica; Avaliação de Políticas Educacionais; Escola de Tempo Integral; Modelo Multinível; Escore de Propensão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )