SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número82Escola de tempo integral: resultados do projeto na proficiência dos alunos do ensino fundamental das escolas públicas da rede estadual de Minas GeraisO currículo das escolas brasileiras na década de 1970: novas perspectivas historiográficas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

TRILLO MIRAVALLES, Mª Paz. Evolución legislativa de la educación vial en España: nuevos retos para educadores e instituciones. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2014, vol.22, n.82, pp.131-147. ISSN 0104-4036.

A educação viária sofreu variações ao longo dos anos. De um conceito restringido a aspectos de circulação e normas, derivou-se a uma conscientização cidadã que engloba aspectos legais, do meio ambiente, médicos, econômicos, pessoais e convencionais, entre outros. Desde o Dia Mundial da Saúde celebrado em 2004 e dos seguintes debates na Assembleia Geral das Nações Unidas, os Governos se interessam cada vez mais pela Segurança Viária, insistindo na necessidade da formação viária, como meio para reduzir os acidentes de trânsito. A presente colaboração trata sobre a regulação viária na Espanha, analisando a incorporação da educação viária no currículo e sua evolução desde o Código de Circulação de 1934 até a Lei Orgânica de Educação, e oferece novos desafios e obrigações aos já enfrentados pelos governos, educadores e instituições, com o propósito de diminuir os elevados índices de acidentes e vítimas nas estradas.

Palabras clave : Educação Viária; Legislação; Cidadania.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )