SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número82Avaliação diagnóstica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no BrasilPolíticas públicas para a educação superior: a avaliação, a regulação e a supervisão de IES privadas em debate índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Instituições de formação profissional - história e perspectivas: o projeto da nova institucionalidade da educação profissional brasileira dos anos 1990. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2014, vol.22, n.82, pp.197-213. ISSN 0104-4036.

Problematizamos o projeto da “nova institucionalidade da educação profissional”, presente em diferentes programas federais, gerados no Governo Fernando Henrique Cardoso, que pretendia promover uma renovação ampla da educação profissional brasileira. Focamos nos efeitos de diferentes programas de educação profissional sobre o quadro institucional da educação profissional em Belém-PA, no período de 1995 a 2003. Verificamos que estes programas se orientavam por referências identificadas com o pragmatismo e que, por meio de observações e entrevistas, a renovação da educação profissional não se efetivou e que o produto mais evidente do conjunto de ações realizadas foi a reprodução do ideário, segundo o qual a educação profissional deve estar subordinada aos interesses fragmentados e imediatos do mercado. Finalizamos indicando que uma nova educação profissional ainda está por ser construída.

Palavras-chave : Educação Profissional; Avaliação de Políticas de Educação Profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )