SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número83Aprendizagem baseada em problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativasUma proposta de instrumento para avaliação da educação a distância índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

ISOLA, Nicolás José. El envilecimiento de las cifras. Una mirada moderna sobre el INDEC y los operativos nacionales de evaluación en la Argentina en el siglo XXI. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2014, vol.22, n.83, pp.295-319. ISSN 0104-4036.

Este artigo analisa as dificuldades da Argentina para fortalecer as capacidades dos órgãos especializados na produção de estatísticas e avaliação em um contexto moderno. Para isso, são descritos dois eventos recentes que tendem a desvalorizar os dados públicos: o primeiro relacionado com a intervenção do Instituto Nacional de Estatística e Censos, e o segundo com alguns inconvenientes que ocorreram na divulgação dos Operativos Nacionais de Avaliação. São revistos vários posicionamentos públicos de funcionários de governo e especialistas do país que expressaram críticas ou considerações positivas dos desenvolvimentos. Concluímos enfatizando a urgência de gerar tanto uma maior transparência de números públicos, como uma melhoria na profissionalização dos organismos responsáveis por produzi-los.

Palabras clave : Avaliação; Educação; Estatísticas; Argentina.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )