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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036
Resumen
SOARES, Ademilson de Sousa. A formação do professor da educação básica entre políticas públicas e pesquisas educacionais: uma experiência no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2014, vol.22, n.83, pp.443-464. ISSN 0104-4036.
O estudo apresenta reflexões acerca da natureza do ofício de professor, reafirmando o valor da pesquisa educacional como elemento de ligação entre a formação inicial do futuro docente e o exercício profissional do professor da ativa. O texto destaca a importância de que os projetos de pós-graduação em educação sejam desenvolvidos a partir do diálogo com os cursos de formação de professores e com a realidade das escolas brasileiras de Educação Básica. Além disso, o trabalho reafirma o papel indutor das políticas educacionais no sentido de aproximar a Universidade da Escola de Educação Básica como meta fundamental para a ação pública em todas as instâncias do sistema educacional brasileiro. O projeto Prodocência da UFVJM, que busca consolidar os cursos de licenciatura a partir dessa aproximação e desse diálogo, é apresentado como exemplo desse papel indutor das políticas públicas educacionais.
Palabras clave : Educação Básica; Políticas Educacionais; Pós-graduação em Educação; Prodocência da UFVJM.