SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número83Evasão nos cursos na modalidade de educação a distância: estudo de caso do Curso Piloto de Administração da UFAL/UABAgronegócio e educação ambiental: uma análise crítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

PAIXAO, Roberto Brazileiro; BRUNI, Adriano Leal; BECKER, João Luiz  y  TENORIO, Robinson Moreira. Avaliação de mestrados profissionais: construção e análise de indicadores à luz da multidimensionalidade. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2014, vol.22, n.83, pp.505-531. ISSN 0104-4036.

Um dos principais tópicos de discussão acerca dos cursos de mestrado profissional (MP) no Brasil diz respeito à forma de avaliá-los. Esta pesquisa buscou analisar possíveis indicadores de impacto de cursos de MP a partir de uma perspectiva multidimensional, baseada em Sander (1995). Para atingir esse objetivo foi realizada uma investigação utilizando a técnica Delphi em três rodadas com a participação de Coordenadores de MP, Coordenadores de Área da CAPES e pesquisadores com artigos acadêmicos publicados sobre o tema. A análise das informações coletadas permitiu a obtenção de uma lista de 21 indicadores, que foram examinados à luz das quatro dimensões de Sander (eficiência, eficácia, efetividade e relevância). Eficácia é a principal dimensão da maioria dos indicadores.

Palabras clave : Avaliação; Impacto; Mestrados Profissionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )