SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número84Índice socioeconômico das escolas de educação básica brasileirasEvidências do ENADE: mudanças no perfil do matemático graduado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

PALAZZO, Janete; PIMENTE, Gabriela Sousa Rêgo  e  GOMES, Candido Alberto. Nem tudo o que reluz é ouro: um caso de mudança curricular no Ensino Médio. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2014, vol.22, n.84, pp.705-732. ISSN 0104-4036.

RESUMO Os currículos do ensino médio brasileiro têm a tradição histórica do enciclopedismo. Apesar disso, têm recebido sucessivamente novas disciplinas segundo decisões centrais, que dependem de execução descentralizada. Uma delas foi a Língua Espanhola, por motivos geopolíticos e geoestratégicos. Este trabalho efetua um balanço preliminar da introdução da disciplina, inclusive o perfil do professor. Os resultados revelam o improviso para atender à legislação e normas, considerando a grande quantidade de docentes sem formação adequada para ministrar esta disciplina. Ademais, quase a metade dos estabelecimentos declara não oferecê-la efetivamente. Esta mudança evidencia que decisões governamentais estão sujeitas às limitações das burocracias e aos jogos políticos, o que pode resultar na sua própria deslegitimação.

Palavras-chave : Formação de Professores; Políticas Educacionais; Ensino Médio; Língua Espanhola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )