SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número84Nem tudo o que reluz é ouro: um caso de mudança curricular no Ensino MédioO direito ao Ensino Fundamental em uma leitura dos resultados do IDEB e da política educacional em Curitiba-PR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

BELTRAO, Kaizô Iwakami  e  MANDARINO, Mônica Cerbella Freire. Evidências do ENADE: mudanças no perfil do matemático graduado. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2014, vol.22, n.84, pp.733-753. ISSN 0104-4036.

RESUMO Este estudo tem como objetivo contribuir para as reflexões sobre políticas públicas referentes aos cursos de graduação em Matemática com um diagnóstico sobre: evolução da oferta, perfil dos concluintes e sua colocação no mercado de trabalho. Para isso, recorremos aos dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Observou-se que o aumento da oferta não foi acompanhado pela procura de formação na área, além de a razão entre número de matrículas e de concluintes ser baixa. Para descrição do perfil socioeconômico dos concluintes, recorremos à Análise de Componentes Principais, com dados de todos os concluintes das áreas que realizaram o ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes do Ensino Superior), de 2004 a 2011. Com os fatores obtidos, mostramos que os concluintes de Matemática estão entre os que possuem, em média, menor afluência socioeconômica dentre as áreas de conhecimento avaliadas pelo ENADE. Existe, também, uma diferença entre os graduados em Bacharelado e em Licenciatura, estes últimos menos afluentes. Por fim, a pesquisa amostral do Censo 2010 permitiu detectar que o magistério é a carreira da maioria dos matemáticos, principalmente os do sexo feminino, mas também mostra que muitos atuam em atividades de nível médio ou não afins com a área. Este estudo é facilmente replicável para outras áreas do conhecimento.

Palavras-chave : Ensino Superior; Matemática; Perfil Socioeconômico; Mercado de Trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )