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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

CASTRO, Claudio de Moura. Por que não fazemos como a Coreia?. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2014, vol.22, n.84, pp.829-852. ISSN 0104-4036.

RESUMO A Coreia virou o farol que iluminaria a trajetória de todas as nações que querem avançar a sua educação. É um caso rematado de transformação radical. De país devastado pela guerra e educacionalmente estagnado, passa a liderar o globo na cobertura e qualidade da sua educação. E junto vem o desenvolvimento econômico. Isso tudo é verdade. Mas é copiável? Como a China e o Japão, trata-se de uma civilização milenarmente avançada, com realizações expressivas na administração pública, Educação Superior e inovações tecnológicas. Só a lista dessas proezas já sugere que podemos aprender algo, mas nossa cultura (ou incultura) é profundamente distinta. Portanto, não saberíamos adotar muito do que fizeram

Palavras-chave : Modelo Coreano; Acesso; Qualidade.

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