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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

MEYER, Dagmar Estermann; DAL'IGNA, Maria Cláudia; KLEIN, Carin  and  SILVEIRA, Catharina da Cunha. Políticas públicas: imperativos e promessas de inclusão social. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2014, vol.22, n.85, pp.1001-1026. ISSN 0104-4036.

Este artigo se propõe a analisar parte dos resultados de uma pesquisa que examina políticas públicas de inclusão social, focalizando seu processo de implementação, os serviços ofertados pelas secretarias municipais de educação, saúde e desenvolvimento social de um município do Rio Grande do Sul e os sujeitos que executam as ações programáticas decorrentes dessas políticas. Apoiando-se nos campos dos Estudos de Gênero, dos Estudos Culturais e da Sociologia da Saúde, naquelas vertentes que se aproximam do pós-estruturalismo de Michel Foucault, problematiza imperativos e promessas de inclusão social que contribuem para instituir processos de responsabilização dos sujeitos tanto pelo sucesso ou fracasso das ações previstas nessas políticas de inclusão social, quanto pela busca de soluções para os problemas que vivenciam no cotidiano dos serviços. Argumenta-se, ainda, que essa discursividade institui modos de organização do trabalho, bem como modos de fazer profissionais.

Keywords : Políticas Públicas; Inclusão Social; Serviços Públicos; Pósestruturalismo.

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