SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número86Os nós críticos do Sistema Escolar do Chile: hipóteses explicativas e propostas para uma nova arquitetura do Setor Público índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

CHRISPINO, Alvaro; ALBUQUERQUE, Marcia Bengio  e  COUTINHO DA SILVA, Patricia Borges. Os vinte anos da Revista Ensaio analisados por meio de Redes Sociais. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2015, vol.23, n.86, pp.13-35. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000100001.

A proposta deste trabalho é apresentar os 20 anos de história da Revista Ensaio, utilizando-se a abordagem de Redes Sociais, mais especificamente a partir da aplicação do software PAJEK. Para alcançar tal objetivo, foram listados todos os artigos publicados nos 80 números que compõem o período, registrando autor(es), instituição a que se vincula o autor e palavras-chave. Para melhor compreensão, além da análise completa dos 20 anos, usaram-se, como categoria de análise, a primeira e a segunda décadas, permitindo uma visão de evolução. Foram listados 620 artigos, 1.325 autores e 1.131 palavras-chave. A primeira análise dos dados resultou em lista (Top Ten) dos autores que mais publicaram, das instituições mais representadas e das palavras-chave mais utilizadas por década. Note-se que, no total, demonstrou-se que a Ensaio cumpre sua missão, conforme definição no momento de sua criação.

Palavras-chave : Revista Ensaio; Editoração científica; Redes sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )