SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número86Los Veinte Años de la Revista Ensaio analizados por medio de Redes SocialesBullying en las clases de Educación Física: la percepción de los alumnos de enseñanza media índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

DONOSO-DIAZ, Sebastián; CASTRO-PAREDES, Moyra; ALARCON-LEIVA, Jorge  y  DAVIS-TOLEDO, Giselle. Os nós críticos do Sistema Escolar do Chile: hipóteses explicativas e propostas para uma nova arquitetura do Setor Público. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2015, vol.23, n.86, pp.37-71. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000100002.

Neste trabalho, analisam-se os principais pontos críticos na educação chilena atual, revisam-se algumas das hipóteses que explicam o acontecido nos últimos anos e se concentram as propostas na necessidade de fortalecer a educação pública, objetivo complexo que demanda um conjunto de ações de natureza diversa e que, analisadas estrategicamente, implicam mudar o atual esquema institucional do sistema escolar chileno. Segundo nossa visão, o problema central do sistema educacional chileno é a baixa qualidade do ensino em associação com a alta segregação tanto socioeconômica quanto territorial. Há problemas que se potenciaram, no último quarto do século, em razão da atuação deficitária do Estado chileno, ao não conseguir assegurar o direito a uma educação de qualidade devido à sua inapropriada trama organizacional, sendo que esta deveria ser capaz de garantir esse direito: um bom sistema nacional de educação pública. Sobre as razões por trás da crise da educação pública no Chile, estas não são somente – nem principalmente – econômicas. Sua deterioração tem sua origem na falta de organização institucional e nas relações de concorrência que deve manter com a educação privada, as quais se mostram assimétricas. Os motivos para os nós da educação chilena atual se expressam em três componentes dominantes: o modelo de financiamento (subsídio por aluno e pagamento dividido entre família e Estado), a organização institucional (municipal, regional) e o desequilíbrio entre os recursos disponíveis e as obrigações contraídas. Ainda que exista um grande consenso ao redor da necessidade de se realizarem transformações significativas na arquitetura do sistema educacional, entendendo que se trata de uma condição imprescindível para o aprimoramento do sistema escolar público, o certo é que não há conformidade no que tange às novas formas organizativas. Há diferenças importantes, as quais vão se revisar, identificando-se semelhanças e, certamente, diferenças.

Palabras clave : Educação chilena; Problemas estratégicos da educação; Nova organização institucional; Educação pública.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )