SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue86The critical nodes of the School System in Chile: an explanatory hypothesis and proposals for a new architecture of the Public SectorPublic policies of affirmative actions for Higher Education: The University Council as an arena of disputes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

VIANNA, José Antonio; MARCIA DE SOUZA, Silvana  and  PEREIRA DOS REIS, Katarina. Bullying nas aulas de Educação Física: a percepção dos alunos no Ensino Médio. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2015, vol.23, n.86, pp.73-93. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000100003.

Este estudo avaliativo do contexto escolar teve como objetivo verificar as percepções do bullying no Ensino Médio. Foram investigados 49 alunos, entre 17 e 19 anos de idade. Os dados confirmaram a ocorrência de bullying. Os meninos acreditam que o bullying ocorre com maior frequência em aulas separadas por sexo (69,2%), sendo que 60,9% das meninas afirmam que o mesmo ocorre mais em aulas mistas. As práticas mais comuns são agressões verbais (75,4%), agressões emocionais (18,4%) e agressões físicas (6,2%). Os investigados consideram legítima a ação do professor para a definição de direitos e obrigações, e para controlar os indivíduos desviantes.

Keywords : Avaliação; Violência escolar; Bullying; Gênero.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )