SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número86Bullying en las clases de Educación Física: la percepción de los alumnos de enseñanza mediaEvaluación de satisfacción de alumnos a través del Modelo de Respuesta Gradual de la Teoría de Respuesta al Ítem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

BATISTA, Neusa Chaves. Políticas públicas de ações afirmativas para a Educação Superior: o Conselho Universitário como arena de disputas. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2015, vol.23, n.86, pp.95-128. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000100004.

Este artigo discute a emergência de políticas compensatórias, cujo foco central tem sido reservar vagas na Educação Superior pública para estudantes que, por razões de sua origem étnica, racial e/ou socioeconômica, não tiveram/têm acesso a esse nível da educação. Aborda a relação entre Estado, justiça social e democracia, procurando dar base teórico-conceitual ao estudo das políticas de ações afirmativas para a Educação Superior no Brasil. Utilizando-se o recurso metodológico da análise argumentativa, examina os embates e disputas estabelecidos em sessão do Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no ano de 2012, período de avaliação do programa de Ações Afirmativas implantado nessa universidade, em 2008. Como conclusão mais geral, postula que os embates e disputas estabelecidos pelos segmentos do Conselho, em especial, dos docentes e dos discentes, expressam as disputas presentes na sociedade brasileira por um modelo de justiça social em face às políticas públicas de ações afirmativas para a Educação Superior.

Palabras clave : Cotas para a Educação Superior; Conselho Universitário; Estado social; Justiça social e democracia; Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )