SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número86Evaluación de satisfacción de alumnos a través del Modelo de Respuesta Gradual de la Teoría de Respuesta al ÍtemDemocratización, justicia social e igualdad en la evaluación de una política afirmativa: en palabras de los estudiantes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

TEIXEIRA, Dirceu Esdras et al. Avaliação institucional em Ciências Biológicas nas modalidades presencial e a distância: percepção dos egressos. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2015, vol.23, n.86, pp.159-180. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000100006.

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que procurou evidenciar a percepção dos egressos de Cursos de Ciências Biológicas do Estado do Rio de Janeiro como indicador de avaliação institucional. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário online, composto de perguntas multiopcionais e uma dissertativa. Este foi respondido por 241 egressos, sendo 83 da modalidade de ensino a distância e 158 de ensino presencial. Os resultados revelaram que os egressos do ensino a distância foram os mais satisfeitos em relação à Graduação que cursaram, considerando-a como “ótima”. A análise de conteúdo mostrou que a maior insatisfação entre os egressos do Curso presencial foi que o Curso deveria oferecer melhor preparação para o mercado de trabalho. Outros tópicos – necessidade de melhorias na infraestrutura, aumento das atividades práticas em campo, renovação e atualização da grade curricular, e qualidade dos professores – também foram comentados em maior frequência.

Palabras clave : Egressos; Ciências Biológicas; Avaliação educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )