SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número86Politicas de valoración del trabajo docente en Brasil: Una serie de cuestiones.Indicadores para la evaluación de programas educativos: desafíos metodológicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

GEGLIO, Paulo César. Políticas públicas de formação continuada para professores: um estudo de cursos realizados a partir de propostas licitatórias. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2015, vol.23, n.86, pp.231-257. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000100009.

O texto apresenta uma discussão sobre políticas públicas para a formação continuada de professores, implementadas no Brasil, concentrando a análise nas ações efetivadas pela Secretaria de Educação de um município/capital da Região Nordeste do Brasil, durante os anos de 2008 a 2012. A investigação teve como foco de análise as propostas que foram selecionadas em concorrência licitatória para a realização de cursos de formação continuada de professores da rede pública do município. O objetivo foi examinar como as ações foram desenvolvidas e se há aspectos inovadores. Conclui-se que, embora as propostas registrem a intenção de inovar, com a previsão de momentos que favorecem a relação entre a teoria e a prática, bem como a interação entre os professores e os formadores no contexto escolar, não há evidências de que isso realmente ocorreu. Dessa forma, infere-se que a formação oferecida aos professores foi realizada por meio de cursos com as características do modelo tradicional, ancorados na prática da transmissão e recepção.

Palabras clave : Formação continuada; Ações governamentais; Propostas de cursos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )