SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue87Expansion in Distance Higher Education in Mato Grosso do Sul state, Brazil, between 2000 and 2012The complex logic of evaluation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

ANADON, Simone Barreto  and  GARCIA, Maria Manuela Alves. “Educar para crescer” ou auditar para crescer? Governando para o desenvolvimento. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2015, vol.23, n.87, pp.341-365. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000100014.

Analisa o funcionamento de uma seção do site “Educar para crescer”, que divulga os resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a partir dos Estudos Culturais e da noção de discurso foucaultiana. Argumenta que o artefato põe em movimento discursos que atuam enquanto regimes de verdade e tecnologias que capturam a subjetividade dos internautas, de modo a responsabilizá-los e autorresponsabilizá-los pela auditoria dos desempenhos escolares. Mesclando aspectos da tradição pedagógica com discursos de caráter gerencial e desenvolvimentista, e recursos imagéticos da telenovela brasileira, o artefato compõe uma pedagogia empresarial que convoca todos e cada um para serem os fiscais da qualidade da educação básica, instituindo esta como a mola propulsora do desenvolvimento do país e de sua inserção no mercado global.

Keywords : Educação básica; Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); Discurso; Responsabilização e autorresponsabilização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )