SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número87A expansão no Ensino Superior a Distância em Mato Grosso do Sul, no período de 2000 a 2012A lógica complexa da avaliação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

ANADON, Simone Barreto  e  GARCIA, Maria Manuela Alves. “Educar para crescer” ou auditar para crescer? Governando para o desenvolvimento. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2015, vol.23, n.87, pp.341-365. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000100014.

Analisa o funcionamento de uma seção do site “Educar para crescer”, que divulga os resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a partir dos Estudos Culturais e da noção de discurso foucaultiana. Argumenta que o artefato põe em movimento discursos que atuam enquanto regimes de verdade e tecnologias que capturam a subjetividade dos internautas, de modo a responsabilizá-los e autorresponsabilizá-los pela auditoria dos desempenhos escolares. Mesclando aspectos da tradição pedagógica com discursos de caráter gerencial e desenvolvimentista, e recursos imagéticos da telenovela brasileira, o artefato compõe uma pedagogia empresarial que convoca todos e cada um para serem os fiscais da qualidade da educação básica, instituindo esta como a mola propulsora do desenvolvimento do país e de sua inserção no mercado global.

Palavras-chave : Educação básica; Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); Discurso; Responsabilização e autorresponsabilização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )