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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

PARREIRA, Artur  y  SILVA, Ana Lorga da. A lógica complexa da avaliação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2015, vol.23, n.87, pp.367-388. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000100015.

O artigo apresenta a primeira parte, teórica e conceitual, de um estudo sobre as lógicas a que o processo de avaliação pode obedecer. Clarifica o conceito de lógica geral e seus critérios, explicitando os passos fundamentais a que o raciocínio avaliativo obedece. Discute o problema da possibilidade de uma avaliação objetiva, cientificamente escorada; propõe modos de controle dos fatores tendentes a criar vieses prejudiciais para a objetividade da avaliação; define as condições de estrutura e de processo que condicionam aquela objetividade, e mostra que o grau de objetividade depende do uso de combinações adequadas de poder e informação, os dois componentes do processo avaliativo, enquanto processo decisório.

Palabras clave : Processo avaliativo; Lógica geral; Poder; Informação; Decisão.

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