SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número87“Educar para crescer” ou auditar para crescer? Governando para o desenvolvimentoTeste Adaptativo Computadorizado Multidimensional com propósitos educacionais: princípios e métodos1Este artigo teve origem na Tese de Doutorado de Jean Piton-Gonçalves, intitulada “Desafios e perspectivas da implementação computacional de testes adaptativos multidimensionais para avaliações educacionais”, defendida no ICMC/USP, em 2012. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

PARREIRA, Artur  e  SILVA, Ana Lorga da. A lógica complexa da avaliação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2015, vol.23, n.87, pp.367-388. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000100015.

O artigo apresenta a primeira parte, teórica e conceitual, de um estudo sobre as lógicas a que o processo de avaliação pode obedecer. Clarifica o conceito de lógica geral e seus critérios, explicitando os passos fundamentais a que o raciocínio avaliativo obedece. Discute o problema da possibilidade de uma avaliação objetiva, cientificamente escorada; propõe modos de controle dos fatores tendentes a criar vieses prejudiciais para a objetividade da avaliação; define as condições de estrutura e de processo que condicionam aquela objetividade, e mostra que o grau de objetividade depende do uso de combinações adequadas de poder e informação, os dois componentes do processo avaliativo, enquanto processo decisório.

Palavras-chave : Processo avaliativo; Lógica geral; Poder; Informação; Decisão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )