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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

PITON-GONCALVES, Jean  e  ALUISIO, Sandra Maria. Teste Adaptativo Computadorizado Multidimensional com propósitos educacionais: princípios e métodos

Este artigo teve origem na Tese de Doutorado de Jean Piton-Gonçalves, intitulada “Desafios e perspectivas da implementação computacional de testes adaptativos multidimensionais para avaliações educacionais”, defendida no ICMC/USP, em 2012.

. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2015, vol.23, n.87, pp.389-414. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000100016.

O Teste Adaptativo Computadorizado Multidimensional (MCAT), baseado na Teoria de Resposta ao Item Multidimensional (MIRT), considera as múltiplas habilidades do examinado em testes educacionais. Nesse contexto, o presente artigo: (i) traz subsídios teóricos e metodológicos sobre MCATs com propósitos educacionais e (ii) aborda vantagens e desvantagens da aplicação em cenários educacionais. A revisão da literatura aponta que o MCAT é adequado para testes computadorizados com múltiplas habilidades, administrando um número menor de itens do que os testes tradicionais.

Palavras-chave : Teste Adaptativo Multidimensional; Teoria de Resposta ao Item Multidimensional; Teste Adaptativo; Avaliação educacional.

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