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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versão impressa ISSN 0104-4036
Resumo
PITON-GONCALVES, Jean e ALUISIO, Sandra Maria. Teste Adaptativo Computadorizado Multidimensional com propósitos educacionais: princípios e métodos Este artigo teve origem na Tese de Doutorado de Jean Piton-Gonçalves, intitulada “Desafios e perspectivas da implementação computacional de testes adaptativos multidimensionais para avaliações educacionais”, defendida no ICMC/USP, em 2012.
O Teste Adaptativo Computadorizado Multidimensional (MCAT), baseado na Teoria de Resposta ao Item Multidimensional (MIRT), considera as múltiplas habilidades do examinado em testes educacionais. Nesse contexto, o presente artigo: (i) traz subsídios teóricos e metodológicos sobre MCATs com propósitos educacionais e (ii) aborda vantagens e desvantagens da aplicação em cenários educacionais. A revisão da literatura aponta que o MCAT é adequado para testes computadorizados com múltiplas habilidades, administrando um número menor de itens do que os testes tradicionais.
Palavras-chave : Teste Adaptativo Multidimensional; Teoria de Resposta ao Item Multidimensional; Teste Adaptativo; Avaliação educacional.