SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue87Multidimensional Computer Adaptive test with educational purposes: principles and methodsTraining teachers to teach in diversity: underlying concepts in official documents and explicit practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

OLIVEIRA, Lúcia Helena Gazólis de  and  BONAMINO, Alicia. Efeitos diferenciados de práticas pedagógicas no aprendizado das habilidades de leitura

Pesquisa realizada na PUC-Rio no âmbito do Projeto Observatório da Educação/Edital 2010/Capes.

. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2015, vol.23, n.87, pp.415-435. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000100017.

Este artigo discute a associação entre práticas pedagógicas declaradas pelos professores e o aprendizado de diferentes habilidades de leitura. Foram pesquisados aproximadamente 17 mil alunos e 600 professores do 2º e do 3º anos do ensino fundamental, utilizando-se Modelos Lineares Hierárquicos. A investigação mostrou efeitos diferenciados das práticas conforme o ano escolar e a habilidade em questão: no 2º ano, o estilo de alfabetizar enfatizando sílabas e palavras descontextualizadas apresentou correlação negativa com o aprendizado do código de leitura e de localizar informações, enquanto a leitura silenciosa e em voz alta apresentou correlação positiva com o aprendizado dessas habilidades; no 3º ano, a ênfase em cópia, ditado e caligrafia teve correlação negativa com o aprendizado de todas as habilidades investigadas e a leitura realizada pelo professor foi a prática que mais agregou conhecimento aos alunos entre todas as habilidades.

Keywords : Habilidades de leitura; Efeitos de práticas de leitura; Escalas de leitura; Modelagem multinível.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )