SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue87Differentiated effects of pedagogical practices on the learning of reading abilitiesThe IDEB as state regulatory policy and legitimation of quality: in search of meaning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

LIMA, Niédja Maria Ferreira  and  DORZIAT, Ana. Formação docente para educar na diversidade: concepções subjacentes nos documentos oficiais e na prática explicitada. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2015, vol.23, n.87, pp.437-460. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000100018.

As autoras, norteadas por uma perspectiva crítica da política de inclusão, apresentam, neste texto, o recorte de estudo de tese, que objetivou: 1) desvelar concepções subjacentes ao Projeto Educar na Diversidade: material de formação docente e aos relatórios de um Município-Polo (2004), e 2) analisar a materialização desse projeto em instituições públicas da área de abrangência do município em foco. Os dados mostraram que, ao mesmo tempo em que os documentos anunciavam formações calcadas numa abordagem de professor-pesquisador, a realidade denunciava ações formativas esporádicas a parcela dos professores da rede, expondo uma política de inclusão implicada com o modelo neoliberal de sociedade e reforçada pelas iniciativas da globalização vigentes.

Keywords : Educação Especial; Formação docente; Documentos oficiais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )