SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número88Imágenes de representaciòn de las políticas públicas de la educación y salud, en el imaginario de un grupo de ancianos de la comunidad Quilombola–Kalunga de Monte Alegre de Goiás índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

FERREIRA, Eliza Bartolozzi. Gestão dos sistemas municipais de educação: planejamento e equilíbrio federativo em questão. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2015, vol.23, n.88, pp.545-566. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000300001.

Este texto tem por finalidade a análise sobre os desafios do planejamento educacional na gestão do sistema municipal de educação. Especificamente, o objetivo é apreender se a condução do Plano de Ações Articuladas segue a trilha da hegemonia e centralidade do Estado e/ou se constitui um meio de dar voz à sociedade civil na condução da gestão pública. Por meio de um estudo de caso, observa-se que o cumprimento do PAR é dependente de um equilíbrio na execução de ações centralizadoras e descentralizadoras de modo a favorecer o fortalecimento das competências dos municípios no planejamento educacional. Ademais, é fundamental que seja cumprido o papel nuclear do Estado, no sentido de colaborar para a superação das dificuldades orçamentárias, gestionárias e pedagógicas que afligem os entes administrativos locais. Talvez assim o planejamento educacional possa contribuir para o desejado equilíbrio federativo.

Palabras clave : Planejamento; PAR; Sistema municipal de educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )