SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número88Gestión de los sistemas municipales de educación: la planificación y el equilibrio federal en cuestiónEn la complementariedad de la teoría clásica de los tests y los modelos de la teoría de respuesta al ítem: estimaciones de la dificultad de un ítem y tests adaptativos computarizados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

TAKAHASHI, Fátima Gonçalves Messias  y  ALVES, Vicente Paulo. Imagens representacionais das políticas públicas à educação e à saúde, no imaginário de um grupo de idosos da comunidade Quilombola−Kalunga, de Monte Alegre de Goiás. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2015, vol.23, n.88, pp.567-591. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000300002.

As Teorias do Imaginário de Gilberto Durand e o Teste AT-9 de Yves Durand permitem levantar imagens individuais e grupais. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas não estruturadas sobre o imaginário de um grupo de idosos da comunidade Quilombola-Kalunga, em Monte Alegre de Goiás (Brasil). As entrevistas versaram também sobre as políticas públicas de educação e de saúde, que podem dar melhores condições de vida a esses idosos. Sabe-se que a oferta e o controle das diretrizes das políticas públicas em educação e em saúde estão transcritas na Constituição Brasileira de 1988 e no Estatuto do Idoso (Lei n° 10.741/2003), mas, efetivamente, elas não chegam aos lugares mais remotos do País. O relato da pesquisa busca demonstrar que, junto com a cultura do silêncio dos kalungas, está a omissão e o clientelismo do poder público, que deixa essa população sem atendimento na área de educação e de saúde.

Palabras clave : Imaginário; Idoso da comunidade Quilombola-Kalunga; Políticas públicas em educação e em saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )