SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue88Representational images, public policies, and health education in an imaginary group of elderly community Quilombola–Kalunga de Monte Alegre de GoiásTeachers of the universidade federal do ceará and use of some of the resources of the sistema integrado de gestão de atividades acadêmica (SIGAA) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

COSTA, Patrícia  and  FERRAO, Maria Eugénia. On the complementarity of classical test theory and item response models: item difficulty estimates and computerized adaptive testingSobre a complementaridade da teoria clássica dos testes e dos modelos de resposta ao Item: estimativas da dificuldade do item e testes adaptativos computarizados. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2015, vol.23, n.88, pp.593-610. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000300003.

O presente artigo tem por objetivo fornecer evidência estatística sobre a complementaridade entre a teoria clássica dos testes e os modelos de resposta ao item para determinados fins de avaliação educacional. Essa complementaridade pode contribuir para o desenvolvimento futuro de processos inovadores de calibração dos items no contexto de testes adaptativos, a custo reduzido. A teoria clássica dos testes e o modelo de resposta ao item de crédito parcial generalizado são aplicados a testes compostos por items de múltipla escolha, de resposta curta, de completamento e de resposta aberta, parcialmente classificados. Os conjuntos de dados advêm dos testes realizados junto da população portuguesa de estudantes inscritos no 4º e no 6º ano. Os intervalos de confiança de 95% baseados em 1.000 amostras bootstrap revelam uma forte associação entre as estimativas da dificuldade do item, corroborando a teoria estatística de testes psicológicos.

Keywords : Crédito parcial generalizado; Modelo de resposta ao item; Teoria classica dos testes; Avaliação educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )