SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número88Imágenes de representaciòn de las políticas públicas de la educación y salud, en el imaginario de un grupo de ancianos de la comunidad Quilombola–Kalunga de Monte Alegre de GoiásProfesores de la universidade federal de ceará y la utilización de algunos recursos de la gestión integrada de actividades académicas (SIGAA) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

COSTA, Patrícia  y  FERRAO, Maria Eugénia. On the complementarity of classical test theory and item response models: item difficulty estimates and computerized adaptive testingSobre a complementaridade da teoria clássica dos testes e dos modelos de resposta ao Item: estimativas da dificuldade do item e testes adaptativos computarizados. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2015, vol.23, n.88, pp.593-610. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000300003.

O presente artigo tem por objetivo fornecer evidência estatística sobre a complementaridade entre a teoria clássica dos testes e os modelos de resposta ao item para determinados fins de avaliação educacional. Essa complementaridade pode contribuir para o desenvolvimento futuro de processos inovadores de calibração dos items no contexto de testes adaptativos, a custo reduzido. A teoria clássica dos testes e o modelo de resposta ao item de crédito parcial generalizado são aplicados a testes compostos por items de múltipla escolha, de resposta curta, de completamento e de resposta aberta, parcialmente classificados. Os conjuntos de dados advêm dos testes realizados junto da população portuguesa de estudantes inscritos no 4º e no 6º ano. Os intervalos de confiança de 95% baseados em 1.000 amostras bootstrap revelam uma forte associação entre as estimativas da dificuldade do item, corroborando a teoria estatística de testes psicológicos.

Palabras clave : Crédito parcial generalizado; Modelo de resposta ao item; Teoria classica dos testes; Avaliação educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )