SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número88Imagens representacionais das políticas públicas à educação e à saúde, no imaginário de um grupo de idosos da comunidade Quilombola−Kalunga, de Monte Alegre de GoiásOs docentes da Universidade Federal do Ceará e a utilização de alguns dos recursos do sistema integrado de gestão de atividades acadêmica (SIGAA) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

COSTA, Patrícia  e  FERRAO, Maria Eugénia. On the complementarity of classical test theory and item response models: item difficulty estimates and computerized adaptive testingSobre a complementaridade da teoria clássica dos testes e dos modelos de resposta ao Item: estimativas da dificuldade do item e testes adaptativos computarizados. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2015, vol.23, n.88, pp.593-610. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000300003.

O presente artigo tem por objetivo fornecer evidência estatística sobre a complementaridade entre a teoria clássica dos testes e os modelos de resposta ao item para determinados fins de avaliação educacional. Essa complementaridade pode contribuir para o desenvolvimento futuro de processos inovadores de calibração dos items no contexto de testes adaptativos, a custo reduzido. A teoria clássica dos testes e o modelo de resposta ao item de crédito parcial generalizado são aplicados a testes compostos por items de múltipla escolha, de resposta curta, de completamento e de resposta aberta, parcialmente classificados. Os conjuntos de dados advêm dos testes realizados junto da população portuguesa de estudantes inscritos no 4º e no 6º ano. Os intervalos de confiança de 95% baseados em 1.000 amostras bootstrap revelam uma forte associação entre as estimativas da dificuldade do item, corroborando a teoria estatística de testes psicológicos.

Palavras-chave : Crédito parcial generalizado; Modelo de resposta ao item; Teoria classica dos testes; Avaliação educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )