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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

CASALI, Alípio Márcio Dias  y  MATTOS, Maria José Viana Marinho de. Análise de estudos e pesquisas sobre o sentido social do programa Universidade para Todos (PROUNI). Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2015, vol.23, n.88, pp.681-716. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000300007.

O estudo aborda o sentido social do Programa Universidade para Todos (PROUNI), no contexto das políticas educacionais, no Brasil. Apresenta uma sistematização das produções acadêmicas e científicas sobre o Programa (2006-2011) e suas perspectivas. O levantamento feito a partir de registros no Scientific Electronic Library Online – SciELO – e no Portal Domínio Público da CAPES apontou um total de 27 dissertações, teses e artigos científicos publicados, em oito estados brasileiros, a maioria no Sudeste e em 2009. Foram analisados quatro subtemas: política de acesso e formação na Educação Superior; política de inclusão social; renúncia fiscal; e percepção e impactos segundo os beneficiários. Conclui-se que o PROUNI é uma política pública de ação afirmativa de relevante sentido social e amplo alcance histórico e cultural atravessada por conflitos e contradições, sendo a renúncia fiscal e a falta de atenção aos beneficiários os mais polêmicos.

Palabras clave : PROUNI; Educação superior; Ações afirmativas.

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