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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versão impressa ISSN 0104-4036
Resumo
OLIVEIRA, Adriana Rivoire Menelli de e ESCOTT, Clarice Monteiro. Políticas públicas e o ensino profissional no Brasil. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2015, vol.23, n.88, pp.717-738. ISSN 0104-4036. https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000300008.
O estudo propõe uma análise sobre o atual cenário dos cursos superiores de tecnologia e as perspectivas de futuro para a educação profissional no Brasil. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, com vistas identificar a importância das políticas públicas atuais direcionadas à formação e a qualificação do ensino profissional e dos cursos superiores de tecnologia. Os dados foram coletados a partir das estatísticas dos Censos da Educação Superior, bem como de documentos sobre o tema da educação profissional, a partir das experiências do “Sistema S e dos Institutos Federais de Educação”. Os resultados do estudo demonstram o aumento da oferta de vagas na educação superior e a perspectiva de uma melhor qualificação do ensino profissional pelas IES, além de constatar a necessidade da criação de novas propostas de acesso aos estudantes, programas de qualificação para os cursos superiores de tecnologia no Brasil.
Palavras-chave : Cursos superiores de tecnologia; Educação profissional; Políticas públicas.