SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número89Los padres también cuentan. Validación del cuestionario “Conociendo a tu hijo, tu hija”: identificación de niño(a)s de 9 a 10 años con altas capacidadesEscuela organizada en ciclos: las representaciones sociales de maestros considerados exitosos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

MESQUITA, Silvana Soares de Araujo  y  LELIS, Isabel Alice Oswaldo Monteiro. Cenários do Ensino Médio no Brasil. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2015, vol.23, n.89, pp.821-842. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000400002.

No Brasil, a realidade do Ensino Médio torna-se pauta nas agendas de pesquisa em educação. Constata-se que a expansão do Ensino Médio se estrutura dentro de um cenário constituído pelas recentes políticas educacionais, pelos resultados das avaliações externas, pela escassez de docentes e, ainda, pelas políticas de formação de novos professores, associados às demandas dos jovens brasileiros. O objetivo deste texto é apresentar dados e análises, a partir de uma revisão bibliográfica, no intuito de compreender os caminhos que norteiam à educação secundária no país. Os principais referenciais adotados são os documentos oficiais MEC/INEP, além de relatórios de pesquisas e estudos que têm o mérito de pensar as principais questões sobre este segmento de ensino. Identificam-se novos e velhos desafios, além de avanços e entraves, porém sem negar sua expansão e posição estratégica na formação da juventude e na construção de um modelo de sociedade mais igualitário e justo.

Palabras clave : Ensino Médio; Cenário; Políticas educacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )