SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue89Public policy for disabled persons’ access to higher education in Brazil: an analysis of educational indicatorsEducational federalism – is it corrupted? A case study on wage levels author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

PEREIRA, Alexandre Severino; CARNEIRO, Teresa Cristina Janes; BRASIL, Gutemberg Hespanha  and  CORASSA, Maria Auxiliadora de Carvalho. Fatores relevantes no processo de permanência prolongada de discentes nos cursos de graduação presencial: um estudo na Universidade Federal do Espírito Santo. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2015, vol.23, n.89, pp.1015-1039. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000400009.

A permanência prolongada no ensino superior é a condição em que o estudante demanda um tempo maior do que o previsto na matriz curricular para conclusão do curso. Na Universidade Federal do Espírito Santo, 52,2% dos estudantes que deveriam se formar nos semestres de 2007/2 a 2012/1 ficaram retidos. O objetivo desta pesquisa foi identificar os fatores associados à retenção nos cursos de graduação presenciais visando propor ações institucionais para reduzir o problema. A metodologia consistiu-se em comparar dois grupos de alunos, os retidos e os formados, por meio de um modelo de regressão logística. Os resultados apontaram 21 fatores intervenientes no processo, dos quais os mais relevantes foram o “coeficiente de rendimento acumulado”, o “número de reprovações”, a “relação candidato/vaga no vestibular”, a “área do conhecimento do curso”, o “desempenho na segunda etapa do vestibular” e o “trancamento de curso”.

Keywords : Educação superior; Retenção discente; Permanência prolongada; Regressão logística.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )