SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue90Female and mathematics skills: best ranked students in tests of mathematical performanceAfter all, is home computer use associated to the decrease of school failure? Outcomes from a longitudinal study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

RESENDE, Tânia de Freitas  and  SILVA, Gisele Ferreira da. A relação família-escola na legislação educacional brasileira (1988-2014). Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2016, vol.24, n.90, pp.30-58. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000100002.

Dada a visibilidade atual da relação família-escola, bem como as políticas públicas que buscam incentivá-la, o artigo analisa a abordagem dessa relação na legislação brasileira. Baseia-se em pesquisa documental que focalizou a legislação educacional federal, do período 1988-2014. A pesquisa objetivou: investigar de que modo a relação família-escola é contemplada nos documentos; analisar os níveis de regulamentação dessa relação; analisar dimensões políticas, sociais e ideológicas nela envolvidas expressas pelos textos legais. Conclui-se que, incentivada pela legislação, a relação família-escola não é objeto de forte regulamentação estatal em nosso país. A articulação entre as duas instâncias depende de iniciativas específicas, frequentemente descontínuas. A participação das famílias na gestão democrática do ensino, princípio constitucional, ainda enfrenta desafios.

Keywords : Família; Escola; Legislação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )