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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

DAMIANI, Magda Floriana; BIELEMANN, Renata Moraes; MENEZES, Ana Baptista  e  GONCALVES, Helen. Afinal, o uso doméstico do computador está associado à diminuição da reprovação escolar? Resultados de um estudo longitudinal. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2016, vol.24, n.90, pp.59-81. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000100003.

Explora-se a associação entre reprovação escolar e uso doméstico de computador, entre os 5.249 integrantes do estudo longitudinal “Coorte de Nascimentos de Pelotas, 1993”, que vem sendo realizado nessa cidade do sul do Brasil (RS). Os dados foram coletados quando os sujeitos tinham 11, 15 e 18 anos e analisados por meio dos seguintes testes estatísticos: Qui-quadrado de Pearson (nas análises brutas) e Regressão de Poisson (nas análises multivariadas, ajustando para sexo, escolaridade materna e índice de bens). O uso do computador esteve associado à menor ocorrência de reprovação, em cada uma das idades, quando comparado ao não uso, tanto nas análises brutas quanto na maior parte das análises multivariadas. Da mesma forma, o uso do computador em cada uma das idades resultou em menores taxas de reprovação nas idades posteriores. O estudo longitudinal permitiu considerar a temporalidade na análise, identificando um possível período sensível – até os 11 anos – em que o uso desse equipamento esteve associado à menor reprovação, nessa e nas outras idades analisadas.

Palavras-chave : Uso doméstico de computador; Reprovação escolar; Estudo longitudinal.

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