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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

CASSIANO, Keila Mara; LACERDA, Fátima Kzam Damaceno de; BIELSCHOWSKY, Carlos Eduardo  y  MASUDA, Masako Oya. Distribuição espacial dos polos regionais do Cederj: uma análise estatística. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2016, vol.24, n.90, pp.82-108. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000100004.

O presente trabalho tem como objetivo avaliar a abrangência geográfica da oferta de cursos superiores através da educação a distância pelo Consórcio Cederj no Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo censitário, incluindo todos os alunos ativos dos cursos de graduação, em abril de 2012. Os dados referentes ao número de alunos e locais de residência foram obtidos e, posteriormente, analisados pelo programa SPSS – Statistical Package for the Social Sciences. Foram calculados os Índices do Número de Alunos para Cada 1.000 Habitantes (IACMH) e de Alunos para Cada 1.000 Domicílios (IACMD), baseados nos dados disponibilizados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2010. As análises foram feitas por município e por mesorregião do Estado. A distância entre residência e polo, para cada aluno, foi estimada através do Google Maps. Os resultados indicam que a missão inicial do Cederj, de oferecer ensino público e gratuito em regiões não atendidas, ou pouco atendidas, pelas instituições públicas de Ensino Superior, tem sido adequadamente implementada.

Palabras clave : Educação a distância; Democratização de acesso ao Ensino Superior; Polo de apoio presencial.

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