SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número91Avaliação externa da gestão escolar do Programa Nova Escola do Estado do Rio de Janeiro: um estudo reflexivo sobre o seu primeiro ciclo de realização (2000–2003), passados quinze anos de sua implementação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

VAILLANT, Denise  e  ZIDAN, Eduardo Rodríguez. Práticas de liderança para a aprendizagem na América Latina. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2016, vol.24, n.91, pp.253-274. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000200001.

Os sistemas educacionais latino-americanos sofreram transformações importantes nas últimas décadas. No entanto, isto pouco incidiu nos resultados de aprendizagens devido, entre outros fatores, ao papel dos diretores. Tudo indica que os resultados de aprendizagem melhoram onde há liderança pedagógica e onde existe orientação e intervenção dos diretores no desenho curricular a ser aplicado. Este artigo se baseia no Relatório 2012 para os oito países da América Latina que participaram do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes ou Relatório PISA: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Peru e Uruguai. São analisadas, em particular, as opiniões dos diretores com relação à dimensão “curriculum, políticas e práticas escolares”. Os resultados demonstram uma realidade diversa e heterogênea em relação às práticas de liderança nos países em questão. Dos principais resultados do estudo corresponde salientar que em muitos países os diretores não baseiam suas práticas em uma formulação precisa e por escrito de padrões para a melhoria da aprendizagem. Além disso, tudo indica que a promoção de confiança e autoconfiança nos professores por parte dos diretores é excepcional. Uma percentagem importante de diretores não utiliza a pesquisa na adoção de decisões.

Palavras-chave : Liderança pedagógica; América Latina; PISA 2012; Diretores.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )