SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número91Práticas de liderança para a aprendizagem na América LatinaOs desafios da institucionalização do ensino superior na modalidade a distância: a visão dos gestores de uma universidade federal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

ORLANDO FILHO, Ovidio  e  SA, Virgínio Isidro Martins. Avaliação externa da gestão escolar do Programa Nova Escola do Estado do Rio de Janeiro: um estudo reflexivo sobre o seu primeiro ciclo de realização (2000–2003), passados quinze anos de sua implementação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2016, vol.24, n.91, pp.275-307. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000200002.

Este artigo objetiva analisar reflexivamente os impactos ocasionados pela avaliação externa da gestão escolar, do Programa Nova Escola, implementada na rede pública de ensino básico do Estado do Rio de Janeiro. Para consecução da investigação realizada, foi dada voz aos atores participantes do contexto investigado, avaliados e avaliadores, de forma a identificar as possíveis mudanças no modo de pensar e praticar a gestão nas escolas componentes da rede considerada, induzidas pela avaliação externa do eixo gestão escolar em seu primeiro ciclo de realização (2000–2003). O tema abordado é apresentado por meio de uma breve descrição do processo avaliativo realizado; de uma exposição concisa da estrutura organizacional montada para a implementação da avaliação; da explicitação da metodologia utilizada para a consecução da pesquisa; e por uma apresentação dos principais resultados da pesquisa realizada.

Palavras-chave : Avaliação; Gestão escolar; Nova Escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )