SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número91Institucionalización los retos de la educación superior en modo distancia: la vision de los gerentes de una universidad federalEducación inclusiva: las implicaciones de las traduciones y de las interpretaciones de la Declaración de Salamanca en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

PESTANA, Maria Helena  y  PARREIRA, Artur. Estudantes universitários: sensibilidade para os fatores da sustentabilidade. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2016, vol.24, n.91, pp.337-358. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000200004.

O artigo analisa a sensibilidade dos estudantes universitários aos fatores de sustentabilidade, incluindo a percepção da gestão de recursos humanos como fator de sustentabilidade. Como enquadramento conceptual, abordam-se as perspectivas do construto, desde a conferência das Nações Unidas em 1972, em Estocolmo, até realizações e reflexões na contemporaneidade. A pesquisa entre estudantes universitários foi desenvolvida em duas linhas: o estudo da sua representação da sustentabilidade; e a sua avaliação dos princípios e práticas de gestão de pessoas como fator de sustentabilidade. A pesquisa utilizou um questionário do tipo diferencial semântico e o grupo focal para a coleta de dados, de forma a complementar o tratamento quantitativo dos dados com uma visão mais qualitativa e compreensiva. Os resultados da pesquisa consolidam a ideia de que é interessante utilizar o conceito de sustentabilidade em associação com os níveis de complexidade do contexto; mostram que os estudantes de Gestão de Recursos Humanos estão bem informados sobre o tema e que estão motivados para levar as empresas a adotar práticas sustentáveis na gestão dos recursos humanos.

Palabras clave : Emprego; Trabalho; Complexidade; Responsabilidade Social; Sustentabilidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )