SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número91Educación inclusiva: las implicaciones de las traduciones y de las interpretaciones de la Declaración de Salamanca en BrasilTrayectorias académicas de los estudiantes del Pregrado Interdisciplinario y del Pregrado en Psicología: análisis de registros escolares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

FREIRE, Luiz Gustavo Lima  y  DUARTE, António Manuel. Concepções de estudantes universitários brasileiros sobre os fatores e as funções da aprendizagem. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2016, vol.24, n.91, pp.380-394. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000200006.

Este artigo expõe parte dos resultados de uma investigação que teve como objetivo explorar as concepções de aprendizagem de um grupo de estudantes universitários brasileiros, à luz da perspectiva fenomenográfica: os resultados relativos às suas concepções sobre os fatores e as funções de aprendizagem. Quinze estudantes de um curso de Psicologia foram entrevistados com base num guião de uma entrevista semiestruturada. As respostas, sujeitas a uma análise de conteúdo, revelaram a atribuição, à aprendizagem, de funções adaptativas, cognitivas, motivacionais e interpessoais, assim como de fatores pessoais e ambientais. Os resultados permitem a constatação de uma replicação de parte das concepções sobre os fatores e as funções da aprendizagem anteriormente reveladas por outros estudos fenomenográficos, assim como do surgimento de concepções aparentemente novas.

Palabras clave : Aprendizagem acadêmica; Concepções de aprendizagem; Fenomenografia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )